Notícias

Principais entidades do setor da saúde estarão no 15º Seminário Femipa

A programação do 15º Seminário Femipa, que será realizado de 28 a 30 de março em Curitiba (PR), contempla a participação de representantes das principais entidades do setor da saúde em todo o país. Além das discussões específicas sobre o segmento dos hospitais filantrópicos, os painéis abordam assuntos comuns à atividade, incluindo saúde suplementar, prestação de serviços e gestão.

“Os hospitais filantrópicos, dependendo da região, atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e complementam seu atendimento – até por uma questão de receita – com a prestação de serviços via operadoras de saúde, por exemplo. Também é uma forma de oferecer esse atendimento de qualidade. Por isso,os hospitais filantrópicos devem estar atualizados sobre assuntos relacionados à atividade e ao negócio. Isso inclui legislação, valores, diferentes formas de pagamento e estudos de desfecho”, afirma Charles London, presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Paraná (Femipa), que promove o seminário.

No dia 30 de março, o painel “Os reflexos do rol de procedimentos para operadoras e prestadores de serviços de saúde” terá como convidados representantes das principais entidades do setor da saúde no Brasil: Paulo Roberto Vanderlei Rebello Filho (Presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS), Renato Freire Casarotti (Presidente da Associação Brasileira de Planos de Saúde – ABRAMGE e Vice-Presidente de Relações Institucionais da UnitedHealth Group Brasil), Paulo Roberto Fernandes Faria (Presidente da Unimed Paraná) e Simonei Bonato (Diretor Institucional de Saúde Suplementar da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas – CMB).

Outro painel que aborda a saúde suplementar também acontece dia 30 de março: “O custo da desconfiança: relacionamento operadoras e prestadores”. Neste caso, os palestrantes serão Flaviano Feu Ventorim (Diretor Presidente da Fundação São Francisco Xavier – MG), Adriano Matheis Londres (Fundador Arquitetos da Saúde – RJ), e Paulo Roberto Fernandes Faria (Presidente da Unimed Paraná).

As principais entidades do setor da saúde também vão acompanhar painéis que tratam sobre o futuro da saúde brasileira, especialmente nos próximos quatro anos no âmbito governamental. “No Paraná, há uma sequência de governo, mas sempre existem mudanças e evoluções. Já no governo federal, as mudanças são bem importantes. Via CMB, temos mantido uma boa relação com o Ministério da Saúde. Já fomos recebidos neste mandato e esperamos uma evolução. É muito difícil não falar sobre SUS sem tratar sobre a revisão da remuneração. Esperamos mais acesso e melhor diálogo neste período”, salienta Charles London, presidente da Femipa.

O painel “Análise do Cenário da Saúde para os próximos quatro anos”, no dia 29, terá como palestrante Ana Maria Malik, médica e Doutora em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da USP, Mestre em Administração de Empresas pela FGV-SP e Professora Titular da Escola de Administração de Empresas da FGV-SP. O secretário de Saúde do Paraná, César Neves, abre o evento proferindo palestra no painel “Plano do Governo Estadual para a Saúde”.

No dia 30 será realizado o painel “SUS: o que esperar para os próximos quatro anos”, com palestras de Nilton Pereira Júnior (Diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência do Ministério da Saúde – DAHU/SAES/MS) e Mirocles Campos Véras Neto (Presidente da CMB).

“São 15 anos de Seminário Femipa, que  já se concretizou como um importante evento da saúde como um todo, apresentando novidades e importantes discussões sobre gestão. É um espaço especial para debates, com uma programação sempre aberta a diálogos. Os temas são sempre próximos e atuais em relação à realidade dos hospitais. Também é papel da Femipa estimular essa discussão e troca de experiências. Algumas das nossas dificuldades não são individuais, mas coletivas. E coletivamente conseguimos buscar melhores práticas e soluções”, reforça Charles London.

Ele ainda enfatiza que, historicamente, os hospitais filantrópicos são importantes parceiros do Sistema Único de Saúde. Nessas instituições são realizados mais de 50% dos atendimentos do SUS no Paraná e 70% dos procedimentos de alta complexidade.

O portal Saúde Debate, especializado na área da saúde, fará uma cobertura especial durante o 15º Seminário Femipa, levando ao público as principais abordagens discutidas no evento.

Serviço:
15º Seminário Femipa
Dias 28, 29 e 30 de março
Local: Associação Médica do Paraná (Curitiba/PR)
Inscrições e programação: www.seminariofemipa.org.br.

Fonte: Portal Saúde Debate

 

Realização

Correalização