Edições Anteriores

13, 14 e 15/03/2019 Curitiba, PR

2019 – 12º Seminário Femipa

O tradicional evento da Femipa, que já se consolidou como um dos principais do setor de Saúde filantrópico paranaense, trouxe novos conteúdos que podem ajudar no dia a dia dos hospitais e santas casas, além da possibilidade de uma rica troca de experiências entre os participantes. O 12º Seminário Femipa foi realizado entre os dias 13 e 15 de março de 2019, com o tema principal “Saúde: o que esperar nos próximos anos – políticas, mercado e assistência”.

Pelo segundo ano consecutivo, foi realizado o Prêmio Femipa de Melhores Práticas e Criatividade, criado para dar visibilidade às principais ações desenvolvidas pelos hospitais do Paraná em prol da melhoria da qualidade da gestão e da assistência à população do Estado nas categorias: “Gestão Hospitalar”, “Gestão de Pessoas”, “Gestão da Assistência e Segurança do Paciente” e “Gestão de Infraestrutura e Logística Hospitalar”. Também foram premiadas reportagens do Prêmio de Jornalismo Femipa.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. Estiveram presentes na abertura Rangel da Silva, presidente do Conselho Estadual do Paraná; Vinicius Filipack, superintendente da Secretaria de Estado da Saúde; Olga Castro de Deus, chefe do departamento de Urgência e Emergência da Sesa; Yohhan Garcia, ouvidor-geral da Sesa; Olavo Gasparin, diretor executivo do Fundo Estadual de Saúde; Dr. Nerlan Carvalho, presidente da Associação Médica do Paraná (AMP); Elias de Lima, representante do Ministério da Saúde no Paraná; Malu Gomes, integrante do Conselho Estadual de Saúde; Ricardo Gil, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba; Mariel Mayer, assessora da deputada federal Leandre; Raquel e Fábio, assessores do deputado estadual Galo; Sueli Cruz, assessora do deputado estadual Rubens Recalcatti; e Walter Turmina, assessor do deputado estadual Delegado Francischini.

14, 15 e 16/03/2018 Curitiba, PR

2018 – 11º Seminário Femipa

Palestras Notícias

A 11ª edição do Seminário Femipa está sendo preparada para trazer ainda mais conteúdo e acesso a boas práticas da gestão hospitalar nacional. Com o tema “Políticas de gestão que impactam nas políticas de Saúde”, o evento vai reunir especialistas em Recursos Humanos, Assistência, Legislação, Comunicação, Inovação e outros temas pertinentes ao dia a dia das instituições de saúde hospitalar.

O momento é de trocar e compartilhar para multiplicar conhecimento e desenvolver de forma inovadora a gestão dos hospitais. Nos dias 14, 15 e 16 de março de 2018, prepare-se para acompanhar as últimas tendências do setor e aprender com acertos e erros de gestores como você.

25, 26 e 27/10/2017 Curitiba, PR

2017 – 10º Seminário Femipa

Palestras Notícias

“Política e gestão: seus reflexos na saúde”. A partir desse tema central, o Seminário Femipa chega a sua décima edição com o desafio de inovar e entregar aos participantes ainda mais conteúdo, informação e atualização profissional. O evento conquistou um importante espaço no setor hospitalar filantrópico e a credibilidade do público por proporcionar discussões relevantes e a possibilidade de troca de experiências entre gestores de hospitais não só do Paraná, mas de outras localidades.

10/11/2016 Curitiba, PR

2016 – 9º Seminário Femipa

Notícias

A nona edição do Seminário Femipa, que aconteceu entre os dias 09 e 11 de novembro de 2016, foi mais uma vez  sucesso absoluto. O encontro teve uma programação paralela, com o 3º Encontro de Assessores de Comunicação e o 2º Fórum de Direito da Saúde. A novidade da edição é que o 2º Fórum de Tecnologia da Informação em Saúde foi realizado juntamente com o e-Saúde, evento realizado pela Unimed-PR em parceria com a Femipa. Durante os três dias, aproximadamente 500 pessoas passaram pelo Seminário, entre participantes, palestrantes e expositores. Com o tema principal “A sobrevivência dos hospitais passa pela sua organização”, o evento trouxe diversos assuntos para a discussão, como gestão, políticas públicas, o papel das instituições filantrópicas frente às doenças crônicas e epidêmicas, a estrutura de atendimento para receber os usuários de planos de saúde que estão migrando para o Sistema Único de Saúde (SUS) e a visão e perspectiva de outros setores como a indústria e o comércio. O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, participou da palestra de abertura, falando sobre “Políticas de Estado para financiar as ações de saúde pública/hospitalar”. Além dos painéis principais no grande auditório, a programação do Seminário também teve três salas temáticas: “Certificação da Filantropia e PNHOSP/Contratualização”; “Gestão Hospitalar”; e “Qualificação dos Serviços Hospitalares.

O 9º Seminário foi uma realização da Femipa e contou com a participação da Unimed-PR como co-realizadora. Além disso, o evento teve patrocínio da Itaipu Binacional e do Grupo Taisei, co-patrocínio da Fomento Paraná, Air Liquide, Apoio Cotações, Bionexo, Dinatec, Isee Consultoria, MV, Niwa & Advogados Associados e Sismatec, bem como o apoio das empresas BBS, Condor, Formathos, Inova Soluções, JJ Ragnini, Laura, Parlons Santé, Planisa e Uniprime. Como apoio institucional estiveram a Associação Comercial do Paraná (ACP), Associação Médica do Paraná (AMP), Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), Câmara de Comércio França Brasil (CCFB), Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBAH), Sistema Fiep, Ipass, Sebrae e Sindhosfil, além das federações estaduais das santas casas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina (Fehosc) e de São Paulo (Fehosp).

22 e 23/10/2015 Associação Médica do Paraná

2015 – 8º Seminário Femipa

Notícias

Muitas novidades marcaram a oitava edição do Seminário Femipa, que aconteceu em outubro de 2015. Pela primeira vez a organização realizou dois importantes eventos paralelos: o Fórum de Direito da Saúde da Revista Brasileira de Direito da Saúde (RBDS) e o Fórum de Tecnologia da Informação em Saúde. Além desses encontros, a assessoria de comunicação da Femipa promoveu a segunda edição do Encontro de Assessores de Comunicação e a Federação também apoiou o evento Parlons Santé, que é organizado pela Câmara de Comércio França Brasil (CCFB) e a FAE Business School.

No evento principal, o tema foi “Todos unidos pela saúde da população” e os palestrantes debateram sobre a situação de subfinanciamento da Saúde e a necessidade de buscar

alternativas para o financiamento do setor. Mais de 300 pessoas passaram pela sede da Associação Médica do Paraná (AMP) durante os três dias do evento. Uma das principais palestras trouxe três diferentes visões sobre a crise: do gestor, do prestador e do controle social. Os convidados foram Michele Caputo Neto, secretário de Estado da Saúde; Edson Rogatti, presidente da CMB; e Antonio Garcez Neto, presidente do Conselho Estadual de Saúde.

Aproveitando a ocasião, o secretário Caputo Neto anunciou a ampliação do Programa Estadual de Apoio e Qualificação dos Hospitais Públicos e Filantrópicos do Paraná – HospSUS, com reajuste do valor de repasse pelo Estado para custeio dos serviços e a inclusão de 25 hospitais filantrópicos de pequeno porte no programa, serão R$ 640 mil reais mensais para custeio.

10 e 11/10/2014 Associação Médica do Paraná

2014 – 7º Seminário Femipa

Palestras Notícias

A 7ª edição do Seminário Femipa, realizada em novembro de 2014, mais uma vez foi considerada um sucesso pelos organizadores, patrocinadores e participantes. Cerca de 280 pessoas, entre congressistas, palestrantes e expositores, participaram. O evento permitiu a troca de experiências entre gestores hospitalares e o acesso a informações relevantes para a atividade. O evento teve como foco a temática financiamento, custeio e gestão.

Na ocasião, o então secretário da Saúde em exercício do Estado do Paraná, Rene José Moreira dos Santos, anunciou o início da terceira fase do HOSPSUS, que deve contemplar hospitais de pequeno porte.

Além das salas temáticas, que tiveram uma excelente participação de público e receberam elogios por conta das apresentações objetivas e dos cases relevantes, as palestras da programação principal contaram com importantes discussões.

À medida que navegamos nesse novo universo de mudanças dentro dos hospitais, encontramos novas intenções, novos conceitos e novas situações. Precisamos de mais informações para poder criar planos para nossas ações. O evento é muito aguardado pelos profissionais justamente por ser uma oportunidade de trocar experiências. Desde a primeira edição, o interesse vem crescendo muito. O Seminário, sem dúvida, está sendo um divisor de águas nessa visão moderna da saúde.

Luiz Fernando Lobo Leandro – presidente da Associação Latino-Americana de Cirurgia Buco Maxilo Facial

 

O Seminário traz os problemas enfrentados por grande parte das instituições de saúde do país. O evento aborda a efetividade, a eficiência, a gestão, a saúde financeira, o empreendedorismo, entre outros temas. São informações pertinentes ao que vivemos hoje, às nossas preocupações. Estou muito ansioso para assistir todas as palestras, porque os temas são muito abrangentes e extremamente atuais.

Raphael Simões – diretor do Hospital Santa Paula, de São Paulo (SP)

 

Queremos mostrar que a partir das atividades de pesquisa, podemos desenvolver a capacidade do hospital de se posicionar na fronteira do conhecimento, oferecendo ao paciente o melhor tratamento disponível. A instituição de saúde que não tem essa atividade pode – e deve – ser um hospital tão bom quanto aquele hospital que tenha geração de conhecimento e pesquisa.

Luiz Reis – diretor de pesquisa do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo (SP)

 

É o terceiro ano consecutivo que estamos no Seminário da Femipa e podemos afirmar com total propriedade: é um ótimo espaço para troca de ideias, informações e reflexões sobre os novos caminhos do setor da saúde. A LOGIMED acredita que participar de eventos como este é estar diretamente envolvida com o que há de melhor na área. A Femipa é uma instituição que agrega os principais players do setor beneficente paranaense, e é de nosso total interesse estar, cada vez mais, integrado a eles. Não somos patrocinadores, somos parceiros. Nosso objetivo é o de mostrar novas possibilidades na gestão hospitalar. Queremos também aprofundar o conhecimento do mercado, para poder apresentar soluções cada vez melhores, além de trocar experiências e contribuir com novas ferramentas na área. Estamos ansiosos por mais esse congresso.

Flávia Assunção – CFO LOGIMED

 

21 e 22/11/2013 Associação Médica do Paraná

2013 – 6º Seminário Femipa

Fotos

O 6º Seminário Femipa, realizado nos dias 21 e 22 de novembro de 2013, em Curitiba (PR), reuniu profissionais da área da Saúde hospitalar de diferentes partes do Estado. Todos em busca de soluções e novas ideias para o gerenciamento de riscos. E foram muitas as informações atualizadas e os exemplos que puderam ajudar outros gestores no dia a dia de suas instituições. Judicialização, foco no paciente e qualidade no atendimento foram pontos que permearam as discussões durante os dois dias do encontro.

O Seminário levou aos participantes cases de hospitais que conseguiram implantar estratégias de gestão de riscos, além da participação do jornalista João José Forni, que tratou do gerenciamento de crise de COmunicação em instituições hospitalares.

O evento ainda contou com uma grande participação nas salas temáticas do pré-evento para debater aspectos jurídicos, faturamento hospitalar e cuidados continuados integrados.

 

O Seminário é um espaço para troca de ideias, informações e reflexões sobre os novos caminhos do nosso setor. A LOGIMED acredita que participar de eventos como este é estar diretamente envolvida com o que há de melhor na área. A Femipa é uma instituição que agrega importantes players do mercado de Saúde do Estado do Paraná e é de nosso total interesse estar, cada vez mais, integrado a eles. Não somos patrocinadores, somos parceiros. É a nossa segunda vez no Seminário e acreditamos que ainda há espaço para apresentar aos participantes nosso modelo de negócios inovador. Estamos ansiosos por participar novamente do Seminário Femipa!

Flávia Assunção – Diretora Administrativo/Financeira LOGIMED, corealizadora 6º Seminário Femipa

 

Ano de 2012 Associação Médica do Paraná

2012 – 5º Seminário Femipa

Fotos

Novidades no formato foram um dos destaques da edição de 2012. Um pré-evento, voltado para estudantes e profissionais ligados à saúde, contou com 12 palestras sobre os temas sustentabilidade, mercado de trabalho e infraestrutura hospitalar. Conduzido em salas de aula, proporcionou um clima mais informal para a para troca de informações entre público e palestrantes. Como aconteceu na edição passada, todas as palestras foram transmitidas ao vivo pelo site do Seminário.

Com o tema “Gestão e financiamento da assistência hospitalar”, o seminário foi uma oportunidade para gestores e profissionais da saúde terem contato com outras visões sobre o setor. Em 2012, o seminário também foi palco de uma importante conquista para a filantropia no Paraná, com o anúncio da instalação da Frente Parlamentar Estadual de apoio às Santas é Casas de Misericórdia, proposta pelo deputado estadual Douglas Fabrício.  A Femipa também lançou durante o 5º Seminário o Programa de Sustentabilidade dos Hospitais afiliados, pelo qual os hospitais participantes devem enviar trimestralmente à Femipa dados de cinco indicadores: consumo de energia, consumo de água, produção de resíduos, consumo de papel e segurança do colaborador.

Feira

Mais uma vez a feira de produtos e serviços hospitalares apresentou novidades para tornar o dia a dia dos hospitais mais fácil. A Logimed, Bionexo, Unimed, Uniprime, Formathos, GHR Consultoria, Sismatec, Witt, Philips, Unihealth e Air Liquide apresentaram suas soluções. Entre elas logística para otimização de recursos, tecnologia para gerenciamento de informações, assistência à saúde suplementar e produtos e serviços para auxiliar no crescimento do setor.

A parceria firmada entre a Bionexo e a Femipa em 2010 aproximou de forma muito positiva as duas instituições. Dessa forma, sempre que a Femipa promove algum evento, a Bionexo busca participar a fim de não somente manter ativa essa parceria como continuar a oferecer as melhores soluções para a área de saúde a todos os associados. A Femipa tem tradição em organizar eventos de muita qualidade e a expectativa não poderia ser mais positiva. Temos certeza de que mais uma vez a Bionexo poderá oferecer grandes oportunidades junto aos participantes, que sempre buscam inovação e transparência para suas instituições. A Bionexo trabalha sempre para trazer novos produtos e serviços a todos os seus clientes. Podemos destacar as novas funcionalidades Bionexo, todas cuidadosamente desenvolvidas para melhorar ainda mais a performance das instituições que fazem uso dessa solução e também PUBLInexo, voltado à instituições que buscam uma solução eletrônica completa de gestão de Compras Públicas.

Luiz Reis – Diretor comercial e relacionamento Bionexo

 

A Femipa é uma instituição que agrega importantes players do mercado de Saúde do Estado do Paraná, e é de nosso total interesse estar, cada vez mais, integrado a eles e à própria Femipa. O Seminário, por natureza, é um espaço para troca de ideias, informações e reflexões sobre os novos caminhos do setor. A Logimed acredita que participar de eventos com este é estar diretamente envolvida com o que há de melhor no setor.

O evento com certeza será um sucesso. Nosso objetivo é apresentar a Logimed aos participantes do Seminário, mostrando novos conceitos e novas possibilidades na gestão hospitalar. Aprofundar nosso conhecimento do mercado local, além de trocar experiências e contribuir com novas ferramentas de gestão na área hospitalar.

Flávia Assunção – diretora administrativa e financeira da Logimed

 

Todas as organizações procuram a sustentabilidade. A questão central cotidiana é como manter um resultado econômico positivo em cenário tão complexo? A palestra “Qualificação Hospitalar com Foco na Segurança do Paciente e nos Resultados Operacionais” abordará casos de sucesso no alcance desse objetivo através de técnicas gerenciais amplamente testadas. Esse caminho de sustentabilidade só ocorrerá com a entrega de uma medicina segura aos pacientes.

Estamos passando por uma enorme modificação no entendimento do negócio saúde e nas formas de torná-lo sustentável. O Paraná sempre ocupou a vanguarda da medicina brasileira e mais uma vez esta posição vem sendo mantida. O evento apontará caminhos inovadores e práticos para a sustentabilidade.

Renato Couto – representante do Sistema Unimed, palestrante do painel “Qualificação Hospitalar com Foco na Segurança do Paciente e nos Resultados Operacionais”

 

Como nossa cooperativa de crédito Uniprime coopera preferencialmente médicos e demais profissionais da área da saúde, participar da Femipa através deste 5º seminário é uma oportunidade ímpar de mostrarmos nossos serviços a um grande número de médicos e administradores de instituições filantrópicas de todo Estado do Paraná, explicando as vantagens que todos podem obter trabalhando com o cooperativismo.

Por se tratar de um importante evento da área da saúde a nossa grande expectativa é de podermos apresentar a cooperativa a um grande número de hospitais e administradores e detalhar as diferenças entre trabalhar com o cooperativismo e uma instituição bancária tradicional.

Alvaro Jabur – presidente Uniprime

 

A programação contempla aspectos diversos e todos atuais e de grande relevância. Nossa expectativa é de que teremos um grande número de representações do setor, no evento e de que possamos ampliar o debate e alinhar as estratégias para continuidade da nossa luta pelo fortalecimento do setor e da assistência a saúde pública e suplementar. Em cada região do país, nos deparamos com algumas peculiaridades que não se manifestam exatamente igual nas outras regiões. A partir de eventos desta natureza, podemos realizar uma leitura mais próxima da realidade e aprofundar o cenário nacional como todo.

Antonio Brito – deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de apoio às santas casas

 

A Femipa tem desenvolvido nos últimos anos encontros que certamente contribuem para o aprimoramento da gestão hospitalar. Naturalmente, esse é um processo de resultados consistentes, mas alcançados no médio e longo prazo. Nesse sentido, apesar das dificuldades muitas vezes enfrentadas pelas entidades hospitalares, não há outra solução senão investir no aprimoramento da gestão, com o que vem contribuindo a Femipa.

A CMB tem absoluta certeza de que os participantes sairão do encontro com boas alternativas e soluções para aprimoramento da gestão hospitalar, em razão das palestras e debates que serão promovidos. Entendemos ser essencial a realização de eventos regionais e o intercâmbio entre as instituições ligadas às federações estaduais.

José Reinaldo Nogueira de Oliveira Junior – ex-presidente da CMB

 

Ano de 2011 Curitiba, PR

2011 – 4º Seminário Femipa

Com três dias de duração, o 4º Seminário marcou a retomada do Paraná como um dos mais importantes fóruns de discussão da gestão na Saúde do país. Com o tema “Santas Casas e Hospitais Filantrópicos: construindo um novo modelo de atenção à saúde”, o evento promoveu o debate entre gestores públicos e administradores de hospitais.

A programação incluiu discussões a respeito da legislação da filantropia, modelos de remuneração, ferramentas de gestão, segurança do paciente, custo hospitalar e redes de atenção à Saúde. Outra palestra tratou das ferramentas de Gestão e a Acreditação Hospitalar, com o objetivo de demonstrar como a adoção do modelo da acreditação e suas ferramentas de gestão podem auxiliar os gestores e líderes na condução diária das instituições, em especial na abordagem da gestão por processos. Já a assessora executiva da Fundação Amaral Carvalho, Shirley Batista, abordou o tema captação de recursos sob a ótica do governo federal.

Um dos momentos de destaque do evento foi a participação do empresário Miguel Krigsner, presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário, que apresentou aos participantes a história de sucesso do negócio que nasceu em 1977, com uma pequena farmácia de manipulação. O objetivo foi estimular os administradores dos hospitais a conhecerem novas visões empresariais para melhorar ainda mais a gestão das instituições filantrópicas.

Feira
O encontro ainda contou com a Feira de Produtos e Serviços Médico-Hospitalares e Tecnologia. Empresas como Bionexo, Micromed, Wheb Sistemas, MV Sistemas, MecFarma, Formathos, GHR Consultoria, Sismatec, Unicred e Unimed Paraná levaram ao evento tecnologias e serviços que auxiliam na gestão hospitalar.

Essa iniciativa da Femipa tem agregado cada vez mais pessoas das entidades de saúde do Paraná, o que fortalece a categoria. Já participamos de outras edições e dessa vez também poderemos mostrar os equipamentos hospitalares que oferecemos, como microscópios e tomógrafos.

João Maria – gerente da Formathos

 

É sempre um prazer participar do seminário promovido pela Femipa, pois se trata de uma oportunidade única de fomentar os avanços tão necessários ao nosso segmento de saúde. Mais uma vez estaremos apresentando as novidades do TASY, e agora com um produto da Philips que contempla em torno de 400 hospitais em todo o Brasil.

Décio Gusso – CEO da GHR Consultoria

 

Estamos vivenciando um momento importante de repensar a saúde e de comemorar alguns avanços para os filantrópicos. A profissionalização da gestão, por exemplo, está em estágio bem avançado em várias entidades. É tempo de solidificar a participação dos filantrópicos no SUS e celebrar a parceria com o HOSPSUS.

José Pereira – superintendente administrativo da Santa Casa de Maringá

Ano de 2010 Curitiba, PR

2010 – 3º Seminário Femipa

Em 2010, a Femipa inovou e levou aos participantes a apresentação do consultor em Marketing e Comunicação, Eloi Zanetti, para falar sobre marketing de relacionamento. Além disso, a programação incluiu o painel Gerenciamento de Riscos que abordou a segurança do paciente e o impacto jurídico para as instituições em relação ao conhecimento e consentimento informado do paciente. Já no painel Modelos de Gestão, foram debatidas governança corporativa e acreditação hospitalar.

No último painel, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer iniciativas para captação de recursos dos hospitais Erasto Gaertner e Pequeno Príncipe, de Curitiba. A palestra de encerramento tratou do tema Sustentabilidade Hospitalar e foi proferida pelo diretor geral do Hospital Municipal de Araucária, Danilo Oliveira da Silva.

29/09/2009 Curitiba, PR

2009 – 2º Seminário Femipa

O evento promovido no dia 29 de setembro, reuniu profissionais na área de saúde como administradores e gestores hospitalares para debater o tema “Gestão profissionalizada e prestação de contas de instituições filantrópicas”.

Entre os palestrantes, representantes da empresa UHY Moreira Auditores, que abordou como as relações interpessoais afetam as normas internas e os resultados das entidades. Também foram debatidas a nova lei contábil e a as exigências na prestação de contas dessas instituições.

29/09/2008 Hotel Deville, Curitiba, PR

2008 – 1º Seminário Femipa

Com o nome de Seminário Hospitalar, o evento foi realizado no dia 29 de setembro de 2008, no Hotel Deville, em Curitiba (PR). Entre os temas abordados estavam administração e serviços hospitalares, gerenciamento de telecomunicações e de energia elétrica.

A programação contou com a participação das experiências das empresas Trevisan, Dalkia, JCS, especialista em gerenciamento em telecomunicações e INPA, responsável pelo serviço de gerenciamento de energia elétrica.

Realização

Correalização