Notícias 2016

Seminário discute sobrevivência dos hospitais filantrópicos

Evento promovido pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Paraná irá debater gestão e políticas públicas. Presença do secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, está confirmada

Curitiba recebe esta semana, de 9 a 11, na sede da Associação Médica do Paraná (AMP), o 9º Seminário Femipa, que terá como tema principal “A sobrevivência dos hospitais passa pela sua organização”. Dentre os assuntos a serem discutidos estão gestão, políticas públicas, o papel das instituições filantrópicas frente às doenças crônicas e epidêmicas, a estrutura de atendimento para receber os usuários de planos de saúde que estão migrando para o Sistema Único de Saúde (SUS) e a visão e perspectiva de outros setores como a indústria e o comércio. O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo neto, participa da palestra de abertura sobre “Políticas de Estado para financiar as ações de Saúde Pública / Hospitalar”.

Para o presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa), Flaviano Feu Ventorim, o encontro vai trazer discussões relevantes para o dia a dia das instituições e garantiu que a troca de experiências pode ajudar muitos hospitais a enfrentarem as situações de crise. “Todos os temas são bastante atuais, e o objetivo é mostrar que as instituições de Saúde precisam estar cada vez mais atentas para o gerenciamento de suas atividades, desde as mais simples até as mais estratégicas, para que não percam oportunidades de ampliação dos recursos recebidos, participação em programas e políticas de governo, qualificação dos serviços prestados à população e muito mais. Toda essa discussão certamente vai agregar muito conhecimento”, declarou.

Além do evento principal, que trará na programação três salas temáticas – “Certificação da Filantropia e PNHOSP/Contratualização”; “Gestão Hospitalar”; e “Qualificação dos Serviços Hospitalares” – e seis painéis no auditório principal, o Seminário também terá encontros paralelos no dia que antecede o evento principal: 3º Encontro de Assessores de Comunicação da Femipa; 2º Encontro de Tecnologia aplicada à Saúde/2º Fórum de Tecnologia da Informação em Saúde, em parceria com a Unimed-PR; e 2º Fórum de Direito da Saúde da Femipa.

O 9º Seminário é uma realização da Femipa e conta com a participação da Unimed-PR como co-realizadora. O evento tem patrocínio da Itaipu Binacional e do Grupo Taisei, co-patrocínio da Fomento Paraná, Air Liquide, Apoio Cotações, Bionexo, Dinatec, Isee Consultoria, MV, Niwa & Advogados Associados e Sismatec, além do apoio das empresas BBS, Condor, Formathos, Inova Soluções, JJ Ragnini, Laura, Parlons Santé, Planisa e Uniprime. Como apoio institucional estão a Associação Comercial do Paraná (ACP), Associação Médica do Paraná (AMP), Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), Câmara de Comércio França Brasil (CCFB), Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBAH), Sistema Fiep, Ipass, Sebrae e Sindhosfil, além das federações estaduais das santas casas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina (Fehosc) e de São Paulo (Fehosp).

Serviço
9º Seminário Femipa
Data: 09 a 11 de novembro
Local: Associação Médica do Paraná (AMP) – Rua Cândido Xavier, 575, Água Verde – Curitiba (PR)
Informações e inscrições: www.seminariofemipa.org.br

Realização

Correalização