Notícias

Salas temáticas

Uma das principais atrações do Seminário Femipa são as salas temáticas. Na 15ª edição, o evento vai trazer quatro temas principais: gestão de pessoas; gestão da infraestrutura e logística hospitalar; gestão da assistência e segurança do paciente; e gestão hospitalar. Dentro das salas também vão acontecer as apresentações dos melhores cases em cada categoria do Prêmio Melhores Práticas e Criatividade. Todas as palestras vão acontecer no dia 29 de março, no período da tarde, das 14h às 18h30.

Gestão hospitalar

Duas palestras estão programadas: “Aproximação dos hospitais diante dos desafios do mercado da saúde”, com Adelvânio Francisco Morato, presidente da Federação Brasileira de Hospitais (FBH); e “A importância do engajamento em busca de soluções para a saúde – ações que geram resultados”, com Mário Cesar Homsi Bernardes, diretor-geral da CMB.

 

Gestão de pessoas

A primeira palestra ficará por conta de Fabrizio Rosso, sócio-diretor da Fator RH, falando sobre “Formação de líderes preparados para o futuro – o que é preciso?”. Depois, Luís Aberto Gonçalves Gomes Coelho, advogado, Edison Ferreira da Silva, presidente do SINDHOSFIL, e Lenita Biasia, coordenadora de RH do Hospital São Vicente Curitiba, abordarão o tema “Gerenciando conflitos: aplicação da legislação, adequação de postos e cargos, ambiente de trabalho e relacionamento”.

 

Gestão da Infraestrutura e Logística Hospitalar

Para esta sala, foram convidados  José Arthuro Teodoro, engenheiro elétrico pleno da Copel Distribuição, para falar sobre “Programa de eficiência energética, alternativas e aplicação”; Luiz Gustavo Landgraf, engenheiro elétrico da Copel, com a palestra “Mercado livre de energia, como funciona e opções de aquisição”; e Pedro Luis Prado Franco, gerente de Gestão Ambiental da Sanepar, que fai abordar o tema “Importância do tratamento de efluentes e resíduos, e o reuso de água”.

Além dessas, Norman Arruda Neto, diretor do ISAE/FGV, falará sobre “ESG – sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança corporativa para a redução do impacto ambiental”.

 

Gestão de Assistência e Segurança do Paciente

Duas palestras estão programadas para a sala Gestão de Assistência e Segurança do Paciente: “Estamos utilizando os recursos/meios para atender de forma segura e eficiente nossos pacientes?”, com Donizetti Dimer Giamberardino Filho, 1º gestor do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional do CRM-PR; e “Paciente interno ou externo: como realizar atendimento personalizado e próximo, propiciando maior conforto e qualidade”, com Maria Julia Paes da Silva, doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP, e Arianne Villanova Almeida Gaio, gerente de Atenção à Saúde da Unimed PR.

Realização

Correalização