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Process Mining e sua atuação em hospitais no cenário de pandemia

As instituições de saúde passaram por grandes desafios desde o começo da pandemia de covid-19 em março de 2020. Segundo um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), cerca de um milhão de procedimentos cirúrgicos foram adiados ou cancelados no sistema público brasileiro durante a pandemia. Passados dois anos, as cirurgias eletivas estão em processo de retomada.

Nesse cenário, pensar em soluções para melhorar a jornada cirúrgica, processo tão importante e rentável para os hospitais, se tornou indispensável. Uma gestão estratégica mais eficiente nunca fez tanto sentido. Foi a partir desse momento que os hospitais sentiram uma necessidade ainda maior de adaptar seus processos para encarar as mudanças de perfil dos procedimentos realizados, bem como a alta demanda de atendimentos. Ou seja, o uso de dados a favor da estratégia dos hospitais foi preponderante nesse momento.

E foi assim que a UpFlux Process Mining atuou nos últimos meses: auxiliando instituições de saúde a otimizarem a jornada do paciente para garantir maior segurança aos usuários dos serviços de saúde e permitindo o aumento da produtividade para os profissionais de centros cirúrgicos.

Com o mapeamento dos processos das instituições e uma monitoração contínua da jornada do paciente, muitos hospitais puderam melhorar sua sustentabilidade econômica em um momento de extrema necessidade. Da mesma forma, conseguiram proporcionar ao paciente um atendimento correto, com redução de erros e maior precisão de acordo com os protocolos gerenciados e linhas de cuidado. Isso também impactou diretamente na otimização de tempo de trabalho mecânico desenvolvido pelas equipes, permitindo maior produtividade nas instituições de saúde e a redução de custos assistenciais.

Os dados, nesse cenário, foram a chave-mestra no desenvolvimento de uma gestão que prioriza a tomada de decisão data driven, guiada por dados estratégicos. Mas de que forma isso acontece? Cada procedimento realizado e monitorado gera dados que permitem identificar onde estão as ineficiências nos processos. A questão é que muitos desses dados são ignorados ou subutilizados pela gestão hospitalar.

Em todos os processos, do agendamento à alta, os fluxos hospitalares precisam estar bem alinhados para que os desafios sejam superados: excesso de tempo no setup de sala, baixa ocupação, falta de estimativa de materiais para os procedimentos, má gestão de leitos, variabilidades entre cirurgias, alto tempo de permanência ou outros tantos problemas que surgem no dia a dia das instituições de saúde. Manualmente, gerir esses processos de forma eficaz é quase impossível.

Para garantir uma fluidez no trabalho das instituições de saúde, a tecnologia de Process Mining ajuda a entender processos a partir de dados para ajudar a gestão hospitalar a desenvolver um olhar mais estratégico. Diferentemente de um business intelligence (BI), Process Mining amplia o nível de análise de dados e faz recomendações por meio da sua inteligência.

Assim, descobre, monitora e otimiza processos reais, tornando a jornada 100% transparente para que gestores possam tomar a melhor decisão sobre as etapas do fluxo cirúrgico, proporcionando o melhor e mais adequado cuidado ao cuidado. Em um caso real de uso da plataforma UpFlux em um hospital filantrópico  foi possível reduzir consideravelmente o tempo de permanência de pacientes, o que impactou em uma redução de 2000 diárias em apenas 6 meses. Isso representa uma melhor qualidade na assistência e uma redução significativa de custos.

Como aprendizado do que vivemos ao longo dos últimos dois anos, podemos entender que a transformação digital já é uma realidade e uma necessidade no setor de saúde. Acompanhar essas mudanças é uma forma de se manter vivo no mercado e permitir um impacto positivo na vida de milhares de pessoas com o uso das novas tecnologias.

No 14º Seminário Femipa a UpFlux irá apresentar como sua inovadora solução de Process Mining está apoiando, na prática, projetos de redução de custos e melhoria da qualidade do cuidado ao paciente em hospitais filantrópicos.

Fonte: UpFlux

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