Posicionar uma marca no mercado em tempos de hiperconexão digital tornou-se um desafio à medida em que a segmentação de públicos e a diversidade permeiam os diálogos sociais contemporâneos. Produzir conteúdo ou apostar em campanhas criativas já não são suficientes para engajar: é preciso conectar-se emocionalmente com as pessoas para impulsionar uma marca com sucesso.
As estratégias da comunicação dialógica, que transcende a mera troca de informações para estabelecer conexões emocionais e intelectuais fortalecidas, foram abordadas na palestra “Comunicar para mobilizar: como criar estratégias de comunicação além do conteúdo”, ministrada pela jornalista Natália Gonzales, CEO da s-Lab, Soluções para o Fortalecimento do Terceiro Setor, durante a abertura do 10º Encontro de Assessores de Comunicação da FEMIPA.
A jornalista abordou a importância da comunicação qualitativa, responsável por engajar o público pela identificação de valores relacionados à marca, ressaltando, nesse contexto, como as conexões verdadeiras estão acima da quantidade efêmera de interações virtuais. Segundo ela, ao estabelecer vínculos de confiança com as pessoas, a marca é capaz de fixar-se como objeto de desejo do consumidor. “Não se trata apenas de vender produtos, mas de construir relacionamentos autênticos”, afirmou.
A importância de traçar metas tangíveis a curto, médio e longo prazo, de pensar em narrativas que se contraponham à superficialidade dos discursos da era digital e de capacitar pessoas para que, pela marca do negócio, compreendam seu lugar no mundo, também foram destacadas por Natália, que terminou a apresentação frisando a necessidade de priorizar a gestão do público fidelizado como estratégia de resultados:
“É pela comunicação que as agendas sociais são concretizadas, as causas ganham voz e as pessoas se mobilizam para gerar conhecimento e efetuar mudanças sociais. Por isso, menos é mais nesse contexto; a qualidade supera a quantidade”, finalizou.
Texto: Assessoria de imprensa Femipa – Ana Reimann
Foto: Pedro Vieira
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