A humanização das marcas como estratégia de fidelização do público foi discutida durante o 10º Encontro de Assessores da FEMIPA, realizado na última terça-feira (19). A concepção de que “marcas também são pessoas” vai além da metáfora; representa uma mudança de paradigma na forma como as pessoas compreendem e se relacionam com as empresas e suas marcas.
Durante a busca por posicionamento no mercado, percebe-se que os atributos das empresas ultrapassam seus produtos ou serviços. Assim como os indivíduos, as marcas têm personalidade, valores, histórias e, até mesmo, voz própria: podem ser amigáveis, confiáveis, inovadoras, conservadoras, entre muitas outras qualidades que associamos às pessoas.
Os cofundadores do s-lab, Natália Gonzales e Phillipe Halley explicaram durante o encontro que a criação de identidade relacionada a um público segmentado é mais do que uma estratégia de marketing. Os consumidores não compram apenas produtos ou serviços, mas também o que representa seus valores e estilo de vida. Dessa forma, o primeiro passo para alcançar um posicionamento preciso é definir claramente o propósito da marca. Isso vai além de simplesmente vender produtos ou serviços; trata-se de estabelecer uma identidade autêntica e uma razão de ser que ressoe com o público-alvo. Uma marca com um propósito bem definido não apenas se destaca no mercado, mas também inspira confiança e lealdade em seus consumidores”.
Durante a palestra, ambos ainda reafirmaram que medir o sucesso de uma empresa está principalmente no impacto positivo estabelecido com o público interno e externo. Em um mercado dinâmico e competitivo, manter a relevância constante da marca é um desafio tão grande quanto conquistar novos públicos. A gestão do público fiel é capaz de gerar melhores resultados comparada à prospecção, portanto, entender continuamente as necessidades e desejos do público-alvo e adaptar-se a ele, é fundamental.
“Ao focar na clareza de propósito, na proposta de valor diferenciada, na relevância constante e na capacidade de evoluir, as marcas podem não apenas se destacar no mercado, mas também estabelecer conexões significativas e duradouras com seu público-alvo. Esse é o resultado de uma marca verdadeiramente bem posicionada no mercado”, concluíram.
Texto: Assessoria de imprensa Femipa – Ana Reimann
Foto: Pedro Vieira
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