Notícias

Finalistas do 4º Prêmio Femipa de Jornalismo em Gestão da Saúde

Na tarde do dia 30 de março, durante cerimônia de encerramento do 15º Seminário Femipa, serão conhecidos os vencedores do 4º Prêmio Femipa de Jornalismo em Gestão da Saúde. A premiação mais uma vez bateu o recorde de inscritos, com 27 trabalhos jornalísticos – 12 na categoria Rádio, 10 na categoria Televisão e 5 na categoria Internet. Não houve inscrição na categoria Impresso. Nesta edição, o tema principal foi “Hospitais filantrópicos: transformando desafios em oportunidades”, para retratar o empenho e a dedicação das instituições filantrópicas de Saúde para entregar o melhor atendimento à população.

“Desde que foi lançado, o Prêmio Femipa de Jornalismo tem sido um sucesso. Para essa quarta premiação, convidamos a imprensa a cobrir histórias positivas, ações inovadoras que fazem a diferença na vida da população, o trabalho diário das santas casas e hospitais filantrópicos do Paraná para transformar desafios em oportunidades. Queremos, com a premiação, ampliar a divulgação das boas práticas de gestão das entidades de saúde sem fins lucrativos do Estado e fazer com que a informação de qualidade chegue ao maior número de pessoas, para que conheçam a nossa realidade e o nosso incansável trabalho em prol do próximo”, destacou o presidente da Femipa, Charles London.

Confira abaixo os trabalhos classificados!

CATEGORIA RÁDIO

Cléber Moletta Gomes – Rádio Cultura FM Guarapuava

Título: Equipe especializada do Hospital São Vicente de Paulo, em Guarapuava, trabalha para tornar mais humano e acolhedor o contato entre familiares e pacientes

Resumo: A reportagem mostra como uma equipe especializada do Hospital São Vicente de Paulo, em Guarapuava, trabalha para tornar mais humano e acolhedor o contato entre familiares e pacientes. Os profissionais das áreas de psicologia e assistência social também dão respaldo para médicos, enfermeiros, técnicos que atuam diretamente com os doentes. A reportagem mostra como os protocolos de acolhimentos garantem atendimento integral às famílias, mesmo em momentos mais difíceis.

 

Felipe Harmata – CBN Curitiba  

Título: 4 reportagens especiais sobre os 50 anos do Hospital Erasto Gaertner

Resumo da reportagem: Uma série de 4 reportagens especiais sobre os 50 anos do Hospital Erasto Gaertner. É apresentado como o Erasto se tornou referência na gestão. É mostrada a história de médicos que estão no hospital por décadas e atuação deles. Também é abordada a importância do trabalho de voluntariado e de ações que conseguiram trazer recursos para construir espaços como o Erastinho, o primeiro hospital oncopediátrico do Paraná. O principal objetivo é mostrar como um hospital filantrópico soube transformar desafios em oportunidades.

 

Lorena Malucelli Pelanda – Rádio BandNews FM Curitiba             

Título: História do hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba

Resumo da reportagem: A Série Especial conta a história do hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, que é o berço da pediatria no Paraná. A entidade também contribui para melhorar o cenário nacional da assistência oferecida às crianças e aos adolescentes. O hospital filantrópico é referência nacional e realiza vários esforços para prestar um bom atendimento

 

CATEGORIA TELEVISÃO

Band Maringá

Jornalista responsável: Leonardo Pereira da Silva Filho

Título: Implante de aparelho que reduz a morte súbita na Santa Casa de Maringá.

Resumo da reportagem: Foi realizado na Santa Casa de Maringá, de forma inédita, o implante de um aparelho que pode impedir a morte súbita.  O desafio partiu dos profissionais do hospital.

 

RIC TV  

Título da matéria: História de vida do paciente e todo o trabalho da equipe hospitalar na execução do primeiro tratamento com células CAR-T no Sul do Brasil

Equipe: Vanessa Fontanella, Nilson Machado, Fernanda Deslandes, Alessandra Bocchi, Lucas Marconsoni, Edilson Romanini.

Título: História de vida do paciente e todo o trabalho da equipe hospitalar na execução do primeiro tratamento com células CAR-T no Sul do Brasil

Resumo: Um tratamento inovador está sendo aplicado em pacientes com câncer. A boa notícia é que os resultados são promissores.

 

RPC

Equipe: Wilson Kirshe, repórter e editor de texto; Fabiana Genestra, pauteira; Rodrigo Brito, repórter cinematográfico.

Título: Remédio personalizado para bebês e crianças

Resumo: Imagine ter de medicar uma criança, com uma dose exata, usando um remédio que só foi testado em adultos? Ou dar um comprimido para um bebê que não consegue engolir? O Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, referência no atendimento a crianças, montou um laboratório só para cuidar de casos assim. Os remédios saem dali personalizados, levando em conta o perfil de cada paciente.

 

CATEGORIA INTERNET

Elvira Fantin – Gazeta do Povo

Título: Principais desafios na área da saúde para o novo governo do Paraná

Resumo da reportagem: A reportagem trata dos principais desafios na área da saúde para o novo governo do Paraná. Foi produzida por ocasião do período pré-eleitoral, dentro de uma série que abordava os principais problemas de áreas estratégicas de responsabilidade do Estado. Foram ouvidas várias lideranças do setor que apontaram, entre outros problemas, a situação de sucateamento e endividamento dos hospitais, especialmente os filantrópicos. A atuação dessas entidades é fundamental, sendo em grande parte das localidades, a única opção de tratamento médico para a população. É urgente o olhar atento dos governos para esses hospitais, com soluções efetivas, sob pena de agravamento da situação da saúde no Estado e no País.

 

Francielly Azevedo – Portal Banda B

Título: Hospital Nossa Senhora das Graças utiliza tratamento pioneiro no Sul do país para salvar pacientes com câncer

Resumo: Hospital Nossa Senhora das Graças utiliza tratamento pioneiro no Sul do país para salvar pacientes com câncer. A CAR-T (sigla em inglês para Chimeric Antigen Recptor T-Cell Therapy) já havia sido utilizada em mais de 30 países, em cerca de 7 mil pacientes.

 

Lucas Sarzi – Portal Banda B

Título: Medicina humanizada atrelada à fisioterapia

Resumo: O trabalho da medicina não é fácil e isso ficou ainda mais evidente nos últimos anos, com a pandemia que enfrentamos. Os profissionais enfrentaram um período muito difícil de trabalho, mas qual é o legado positivo de tudo isso que passaram? Muitos dizem que a importância evidente de um tratamento humanizado, que aumentou a intensidade na pandemia, por causa da gravidade dos casos e dos pacientes mais jovens que morreram. Tudo que os profissionais vivenciaram deixou claro que mesmo antes, durante ou após a pandemia, a medicina do futuro é essa: a humanização. Buscamos mostrar os trabalhos desenvolvidos por profissionais de Curitiba que acreditam que este seja o caminho.

Realização

Correalização