Notícias

5º Prêmio Femipa de Melhores Práticas: apresentação de cases da Categoria Gestão de Pessoas

A apresentação de iniciativas de sucesso implementadas em hospitais filantrópicos que concorrem ao 5º Prêmio Femipa de Melhores Práticas e Criatividade é um dos destaques do 15º Seminário Femipa. Mais do que reconhecer tais ações, a ideia é inspirar e promover o intercâmbio de projetos que fazem a diferença na rotina das casas de saúde.

Confira a seguir um resumo de cada apresentação.

Estratégias diversas para retenção de colaboradores

A analista de RH Ana Paula Cavalheiro veio de Londrina para apresentar o case Estratégias Diversas para a Retenção de Colaboradores, implementada no Hospital Evangélico de Londrina.

De acordo com Ana Paula, o projeto surgiu na contrapartida do The Great Resignation, um movimento mundial de abandono de postos de trabalho surgido depois da pandemia. “Percebemos um alto índice de pedidos de demissão e começamos por tentar entender o que estava sendo decisivo na saída desses colaboradores”, explicou.

A partir de entrevistas com quem estava saindo e com quem se mantinha nos postos, foram identificados alguns pontos de melhoria, como questões salariais e de reconhecimento. “Também implantamos ações como o Desperta Cultura, com atividades culturais e benefícios para usufruir desse tipo de programação”.

Com as melhorias nas condições oferecidas aos colaboradores, houve uma reversão do cenário. “Mais do que nunca, trabalhamos com a máxima atrair, qualificar e reter”, ensina.

Projeto Ideias inovadoras 

A Santa Casa de Misericórdia de Curitiba investiu em um projeto onde a inovação fala mais alto, com a promoção de um concurso de ideias para serem desenvolvidas dentro do hospital, a curto, médio e longo prazo.

De acordo com a gerente de capacitação de recursos humanos da Santa Casa, Karolyni Tosi e Silva, a ideia foi movimentar os colaboradores como parte da estratégia participativa do hospital. “Surgiram ótimas ideias, que foram acolhidas e estão sendo implementadas, como a suíte de parto humanizado, um incentivo a mais à realização de partos normais”, explica.

No total, a chamada de projetos teve nada menos que 44 inscritos e foram selecionados cinco projetos. “Queremos implementar ideias inovadoras ao passo que fortalecemos o pertencimento do nosso pessoal. A pergunta é: qual legado você quer deixar?”.

Central de comando e gerenciamento de recursos através da informatização da central de alarme de incêndio e interface de brigadistas

O engenheiro de segurança do trabalho Fernando Ikoma Junior está à frente de um projeto pioneiro do Hospital Nossa Senhora das Graças, de Curitiba, que envolve a informatização da central de alarme de incêndio. Talvez a gente nunca tenha parado para pensar, mas, no caso de hospitais, o sistema de alarme é um pouco diferente, já que não é a qualquer sinal de fumaça que a sirene toca. “É um ambiente que requer mais silêncio, mais tranquilidade”, explica.

Para implementar procedimentos cada vez mais eficazes para a preservação da vida e do patrimônio, foi criada a Central de Comando e Gerenciamento de Recursos, com uma elaborada informatização da central de alarme, com a criação de um softwarw, em sintonia com a capacitação dos brigadistas.

“O objetivo é reduzir o tempo de ação e otimizar o processo de comunicação entre os setores envolvidos desde o acionamento da central de alarme até a neutralizaão do risco”, explica Ikoma. Como resultado, houve mais agilidade nas tomadas de decisão em situações de alarme, o que pode servir de exemplo para outros hospitais.

Texto: Assessoria de imprensa Femipa – Gisele Rech

Foto: Pedro Vieira

Realização

Correalização