Notícias

14º Seminário Femipa: evento vai discutir cenário para a Saúde no pós-pandemia

Depois de quase dois anos de espera, a 14ª edição do Seminário Femipa já tem data para acontecer. Entre os dias 29 e 31 de março de 2022, um dos mais tradicionais eventos do setor de Saúde sem fins lucrativos vai discutir “Hospitais filantrópicos: essenciais para a Saúde do Paraná”. A grande novidade da nova edição, atendendo a pedidos dos participantes, é que o evento estará dividido em três dias, e não mais dois, como aconteceu nos anos anteriores. Os temas já estão definidos e, a cada nova confirmação, os organizadores estão divulgando os nomes dos palestrantes que irão participar do encontro.

A programação principal terá início no dia 30 de março de 2022, às 09h, com a abertura oficial. Foram convidados o governador do Paraná, Ratinho Junior, e o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. Nesse dia, as palestras vão acontecer pela manhã, no grande auditório. O primeiro tema a ser debatido será “Os desafios assistenciais e a sustentabilidade do SUS”, com Carlos Eduardo de Oliveira Lula, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS); Wilames Freire Bezerra, presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS); e Mirócles Veras, presidente da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB). Em seguida, Mirócles Veras dará início ao segundo painel, “CMB: ações em prol dos hospitais filantrópicos”, que terá também a participação de Mario César Homsi Bernardes, diretor-geral da entidade.

Já no dia 31 de março, para fechar a 14ª edição do encontro, um dia cheio de debates importantes e atuais está previsto no grande auditório. Das 08h30 às 12h, o terceiro painel será “Cenário Saúde pós-pandemia”, com Bruno Porto, sócio da PWC Brasil; e o quarto tema será “Troca de informações e interoperabilidade na busca do tratamento eficaz e personalizado do paciente”, com palestrantes a serem confirmados. Na parte da tarde, estão programados mais dois painéis: “Orçamento da União e financiamento da Saúde no Brasil”, com Sady Carnot Falcão Filho, sócio da Linea Consultores Associados; e “SUS – instrumentos, contratualização e relacionamento”, com as renomadas palestrantes Cleusa Rodrigues da Silveira Bernardo, diretora do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle do Ministério da Saúde, e Maria Fátima Conceição, diretora Institucional do SUS na CMB. Antes do encerramento, os organizadores vão entregar os troféus do 4º Prêmio Femipa de Melhores Práticas e Criatividade e do 3º Prêmio de Jornalismo em Gestão da Saúde.

Salas temáticas

Na parte da tarde do dia 30 de março, estão programadas as salas temáticas, com quatro assuntos principais, e, dentro delas, também vão acontecer as apresentações dos classificados no Prêmio Femipa de Melhores Práticas e Criatividade, com os cases que atingirem a melhor pontuação em cada categoria e classe.

Na sala de Gestão Hospitalar, os temas já estão definidos: “Gestão hospitalar em tempos de crise”, com Tereza de Jesus Campos Neta, superintendente-geral do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP-PE); e “Transformação digital e a jornada do paciente”, com as palestras de Jefferson Almoualem Plentz, CEO da Techtools Health, e Fernando Carbonieri, diretor executivo da Health School Academia Médica.

Para a programação da sala de Gestão de Pessoas, foram convidados Pedro Shiozawa, CMO e co-founder da Jungle Medical Science for Business, falando sobre “Saúde mental – abordagem e acompanhamento dos profissionais de saúde”; e Júlia Maria Povoas Ferreira, diretora de Relações Institucionais da Santa Casa de São Paulo, que fará a palestra “Relacionamento com os profissionais de saúde – comunicação, acesso à informação e a novas tecnologias”.

Na terceira sala temática do evento, será discutida a Gestão da Infraestrutura e Logística Hospitalar. Um dos palestrantes será Anderson Cremasco da Silva, diretor de Logística, Infraestrutura e Facilities do Hospital Sírio Libanês, com a palestra “Planejamento Logístico – estabelecer cadeia de suprimentos mais ágil e flexível com transparência”. Em seguida, Norton Ricardo Ramos de Mello, CEO da Bioeng Projetos, e Ricardo Mateus, CEO da Brasil ao Cubo, vão discutir o tema “Arquitetura Hospitalar: estruturas flexíveis de fácil adaptação, humanizada e a relação direta e integrada com a comunidade ao seu redor”.

Por fim, a sala temática Gestão da Assistência e Segurança do Paciente terá a palestra “Automatização de processos e a previsibilidade de casos clínicos para auxiliar equipes médicas na condução de casos”, com Alexandre Dias Porto Chiagatto Filho, do Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde da Universidade de São Paulo (USP); e “Abordagem no tratamento de pacientes com doenças em estágio avançado e sequelas pela COVID-19”, com um representante da Unimed Paraná e um palestrante do Centro de Reabilitação do Hospital Angelina Caron.

Pré-eventos

No dia, 29 de março, dia que antecede a abertura oficial, o Seminário terá quatro importantes pré-eventos. Um deles é o 8º Encontro de Assessores de Comunicação da Femipa, que reúne jornalistas das santas casas e hospitais filantrópicos do Paraná para trocar experiências, debater o que há de novo no Jornalismo paranaense, discutir formas de estabelecer uma rede para troca de informações e entender os desafios enfrentados em cada região. Ao longo das sete edições, o evento reuniu mais de 250 profissionais e trabalhou temas atuais, como gerenciamento de crise, comunicação interna, presença on-line, revisão e edição de texto, assessoria de imprensa e tendências. Além disso, o encontro trouxe palestras de jornalistas de importantes veículos do Estado, como RPC, CBN e Gazeta do Povo, bem como cases de sucesso dos hospitais afiliados.

Outro evento que vai fazer parte da programação paralela do 14º Seminário Femipa é o Fórum de Direito da Saúde, que chegará, em 2022, à sétima edição, e já é sucesso consolidado. O Fórum reúne advogados e estudantes de Direito para discutir temas atuais e relevantes que impactam a área jurídica e o setor de Saúde como um todo. As edições anteriores trouxeram renomados palestrantes, como juízes federais, promotores, membros do Conselho Regional de Medicina e da Ordem dos Advogados do Brasil, professores universitários, entre outros, e debateu assuntos importantes, como Lei Geral de Proteção de Dados, reforma trabalhista e da previdência, judicialização na Saúde, ética e sigilo médico, internação compulsória e autonomia do paciente, CEBAS, regras para recebimento de recurso público e a relação dos hospitais filantrópicos com o Ministério Público.

Ainda na programação dos pré-eventos, uma grande novidade será o workshop sobre Captação de Recursos, com informações para conceber e viabilizar a captação de recursos com os governos federal e estadual. Também estão confirmadas a Sala de Atendimento Sesa e Dcebas, para tirar dúvidas dos hospitais sobre contratualização, convênios, Vigilância Sanitária, HospSUS e certificação da filantropia; e a Sala de Atendimento Femipa, para ajudar os afiliados nas mais diversas questões.

Patrocinadores

Mesmo após um período de instabilidade por conta da pandemia, diversos parceiros do Seminário Femipa continuaram ao lado da Federação para garantir a realização desse importante evento, e muitos já estão confirmados. A 14ª edição do Seminário Femipa é uma realização da Femipa, com co-realização da Unimed-PR. Como patrocinadores, estão Magnamed (Ouro), Air Liquide, Bionexo, MV e Techtools Health. No co-patrocínio estão Apoio Cotações, Azevedo Consultoria, Condor, Formathos, Gesti, Salk Medical e SPDATA. O evento conta, ainda, com o apoio de Deal Connection, HSP, Medix Brasil, Nexodata, Niwa Advogados Associados, Otto HX e XHL Consultoria; e apoio institucional de Ahopar, AMP, CCI França-Brasil, CMB, CRA-PR, FBAH, Fehosc, Fehospar, Fehosp, Sindhosfil, Sindipar e Parlons Santé.

Fonte: Voz Saúde – EDIÇÃO 114 – NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2021

Realização

Correalização