Notícias

14º Seminário Femipa: diretor do Sírio Libanês fala sobre tendências da área de logística

A tarde do dia 30 de março trouxe mais palestras no segundo dia do 14° Seminário FEMIPA, em Curitiba. Abrindo a sala de Gestão de Logística e Infraestrutura Hospitalar esteve o palestrante Anderson Cremasco da Silva, diretor de Logística, Infraestrutura e Facilities do Hospital Sírio Libanês. Cremasco contou que uma pesquisa foi feita com os participantes do seminário FEMIPA – as perguntas foram enviadas para os hospitais e trouxeram várias informações relevantes que foram usadas como exemplo em comparações com o Sírio Libanês.

A pesquisa apontou, entre outras informações, que 56% dos hospitais da FEMIPA têm um PME (Período Médio de Estoque) de 25 dias, o que ele diz que é um bom número. A mesma pesquisa revelou que apenas 10.5% dos hospitais da FEMIPA usam importação direta e que, no caso de hospitais filantrópicos, há isenções de impostos federais, o que torna as compras mais baratas. “Tem um ganho muito grande nisso”, diz ele. As equipes também são bem diferentes: 65% dos hospitais da FEMIPA têm até cinco colaboradores em compras, enquanto o Sírio Libanês tem 40.

Para além dos números, ele também apontou que considera certas informações muito importantes para melhorar a logística dos hospitais. Algumas das estratégias usadas envolvem, por exemplo, uma pesquisa de clima na área de vendas. “Colaboradores motivados trazem uma melhor experiência do cliente”, completa ele, ao falar sobre a importância de ter funcionários satisfeitos. “O papel da área de compras não é só ‘comprar’, é manter o abastecimento”, afirmou o diretor, apresentando cases informativos sobre os processos de compra do Sírio Libanês.

A palestra seguiu com uma conversa sobre gestão de fornecedores, que passa desde a análise dos números até a evitar negociar com empresas com condenações, mantendo a imagem do Sírio Libanês intacta. O site do Sírio Libanês, inclusive, disponibiliza um manual de gestão de fornecedores, que pode ser encontrado clicando aqui.

A palestra foi finalizada com dados sobre o consumo e custo de EPI durante a pandemia no Sírio Libanês e uma breve discussão sobre Supply 4.0, as novas tendências da área de compras e logística, envolvendo Inteligência Artificial, gestão de gastos em tempo real, entre outras coisas. Por fim, Cremasco recebeu perguntas da plateia, as primeiras delas trazida pelo moderador da sala, Luiz Koury.

Fonte: Assessoria de imprensa Femipa – Breno H. M. Soares

Foto: Pedro Vieira

Realização

Correalização